quinta-feira, 31 de março de 2016

Quinoa

    


A Quinoa ou Quinua é uma planta nativa do Peru, Colômbia e Chile, que produz um grão pequeno muito consumido pelas tribos Andinas na Bolívia.
É um alimento de origem vegetal, considerado um pseudo-cereal, pois não pertence nem a família dos cereais nem das leguminosas.
 Da família do espinafre e da beterraba, é encontrada na natureza nas cores branca, vermelha e negra, em grãos de aproximadamente 2,00mm de diâmetro e com textura macia e sabor suave, semelhante ao da noz.

 Riquíssimo em protéina, que ajuda a ganhar massa muscular para os praticantes de exercícios físicos, é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, então leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, evitando o excesso de insulina, rico também em vitaminas e minerais.
Contém aminoácidos ,cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, dois desses que é exclusividade de alimentos de origem animal, por isso é tão importante na formação da musculatura e aceleração do metabolismo, ajudando então a queima de gorduras.

A QUINUA possui 23% de proteína de alto valor biológico, 20% de gordura e o restante de carboidratos, vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: Ferro, Cálcio e Fósforo.

 Tem qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão. Dentre os aminoácidos, ela também possui a lisina, que é responsável para ajudar a fortalecer a imunidadade e melhorar a memória. 
As fibras controlam o funcionamento do intestino, absorção de glicose e colesterol.

A Quinoa não contém Gluten.
Pode  substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho e o arroz na alimentação.

É indicado para atletas, mulheres na menopausa e celíacos.

A proteína que este cereal contém, é responsável pela elasticidade das fibras musculares, auxilia a recuperação de células e tecidos lesionados e estimula a produção de enzimas e hormônios.

Existe quinoa em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base desse grão.
O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sumos, risotos, pães, bolos e tortas.
Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, e na salada de frutas.
Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, e biscoitos.

 Benefícios:

Regula o intestino
Aumenta a disposição
Retarda o envelhecimento
Recupera as fibras musculares
Controla os níveis de colesterol, glicemia e triglicéridos no sangue
Combate a anemia, problemas urinários e doenças do fígado
Previne a osteoporose, cancro de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.


É o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.





Sem comentários:

Enviar um comentário