sexta-feira, 1 de abril de 2016

Vitamina B12

  


A vitamina B12, também chamada decobalamina, é uma vitamina do complexo B, essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso.
 Esta vitamina é facilmente encontrada nos alimentos comuns como ovos ou leite de vaca.

​A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.



Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas. Essa prescrição deve ser sempre feita por um médico especialista como o gastroenterologista ou hematologista.

Onde encontrar vitamina B12



A vitamina B12 se encontra em maior quantidade em alimentos de origem animal como produtos lácteos, carnes, fígado, peixes e ovos.

A Vitamina B12 , pode ser encontrada:
Ostra
Fígado
Carnes em geral
Ovos
Leite
Levedura de cerveja
Cereais

A falta de vitamina B12 é rara e os vegetarianos são o grupo com mais risco de desenvolver uma deficiência nesta vitamina, já que ela é encontrada apenas em alimentos de origem animal.
A deficiência da B12 pode ocorrer também em indivíduos com problemas digestivos como síndrome de má absorção ou deficiência da secreção do estômago assim como em pacientes com hipotiroidismo.

Os sintomas iniciais da falta de vitamina B12 incluem:

Fadiga
Falta de energia ou tonturas
Falta de concentração memória e atenção
Formigamento nas pernas.
Anemia

Sem comentários:

Enviar um comentário